Aprendizados

Imagem Ilustrativa de Aprendizados do Blog

Última atualização em: 27 de Janeiro de 2023

NOTA: Você pode clicar no botão circular com o botão direito do mouse e copiar o link para obter a referência do item correspondente.

1

A visão que temos de nós mesmos geralmente não é a mesma que os outros têm de nós, especialmente na questão da exigência. Temos a tendência de nos perceber de forma mais crítica porque conhecemos nossas fraquezas morais melhor que as dos outros.

2

Precisamos identificar sabotadores mentais e eliminá-los de nossas vidas. São diversos, dentre eles: pensar que somos insuficientes, nos cobrar demais, pensar excessivamente em aspectos específicos da vida, ser conformado pelo medo, não correr riscos para ficar na zona de conforto.

3

Sempre que possível tenha tempo para seus amigos e familiares, e não permita que as obrigações te impeçam de passar tempo com eles, pois não serão as obrigações que estarão te ajudando nos momentos de aflição e solidão.

4

Procure zelar pela verdade, mas sempre com amor, pois não sabemos quem também tem a mesma atitude mas não tem o mesmo nível de percepção e conhecimento que você.

5

Não permita que as influências do ego prejudiquem suas relações de amizade, porque senão você interagirá com seus amigos por interesse, não por fraternidade.

6

Seja seletivo, mas não demasiadamente, para que as imperfeições dos outros não te impeçam de te aproximar de pessoas importantes em sua vida e você não sofra com a solidão quando você mais precisar do próximo.

7

Tenha sabedoria ao passar tempo com as pessoas. Há algumas que não valem a pena nosso tempo. Identifique amigos que realmente o são e passe mais tempo com eles, inclusive se abrindo a eles em momentos de necessidade emocional.

8

Se precisar de orientação, não hesite em pedir ajuda. Não seja orgulhoso a ponto de pensar que é autossuficiente. Ninguém o é. Ninguém é obrigado a saber de tudo, a ter todas as respostas. Ninguém as têm todas. Precisamos uns dos outros. Somos seres sociáveis e dependemos das interações sociais para viver.

9

Não tenha medo de errar. Errar não é necessariamente ruim. Ruim é não aprender com os erros. Derrotas fazem parte da vida. É com elas que valorizamos mais as vitórias e aprendemos a ter uma vida mais proveitosa.

10

Não seja perfeccionista. O problema do perfeccionismo é alcançar um estado que nunca, por definição, pode ser alcançado por seres imperfeitos como nós. Ao invés disso, faça suas tarefas o mais bem feito possível e perceba a qualidade do trabalho resultante.

11

É perfeitamente normal os primeiros trabalhos serem ruins. Mas, quanto mais trabalhos feitos, mais experiência se adquire para fazê-los e logo chegará o momento que você será capaz de fazer trabalhos de qualidade com maior facilidade, pois você adquiriu experiência e aprendeu mais. Não devemos duvidar de nossas capacidades. Todos temos potencial.

12

Tenha tempo para si mesmo. Ao passar tempo sozinho, você desenvolve sua mente e reflete sobre a vida. A solidão é muito atrativa, então tenha cuidado para não se tornar anti-social e individualista.

13

Valorize a privacidade dos seus dados e se esforce para preservá-los da mesma forma que você valoriza sua segurança pessoal e toma medidas para proteger o que é valioso para você. Em mãos erradas, seus dados podem ser usados para controlar você (como inserir você em câmaras de eco, sofrer censuras, manipulações, risco de vida, etc). Evite empresas que exploram os dados dos usuários sem escrúpulos, ou use suas tecnologias com muita cautela. Há tecnologias alternativas muito boas que ajudam a preservar a privacidade e a identidade humana.

14

Não se compare aos outros. Todos somos diferentes, cada um com capacidades e situações distintas. Compare consigo mesmo no passado e veja se está progredindo. Caso não esteja, reflita sobre sua vida e sobre o momento que você se encontra e procure descobrir se de fato você não está progredindo e o que aconteceu para você estar nele. Conversas com pessoas que te estimam te ajudarão a perceber melhor isso.

15

Mantenha o foco nos aspectos que você considere mais importante em sua vida, para que você não se anseie com seu futuro ou se deprima com seu passado. Tome cuidado para que o que você considera importante não esteja centrado em si mesmo, mas em Deus, que é eterno, para que após sua morte você deixe um bom legado aos outros.

16

Não devemos focar demais nas coisas que não temos, mas sim nas que temos, para que haja o desenvolvimento da gratidão a Deus em nós. Se não temos algo, é possível que não precisemos desse algo naquele momento. Talvez nem no futuro.

17

Aprenda a apreciar as coisas simples da vida para viver mais intensamente e ser mais grato a Deus, pois a vida é feita, em sua maioria, de eventos comuns, não de eventos grandiosos. Afinal, são as coisas simples que importam, pois nos tornam humanos.

18

Tenha mente aberta. Elas encontram a verdade mais facilmente. Mas não tão aberta a ponto de esquecer dos princípios que definem o entendimento do ser humano e de Deus.

19

Pense fora da caixa para aproveitar ao máximo seu potencial para a glória de Deus. Não restrinja sua criatividade pelas limitações do meio ou do pensamento dos outros. É necessário arriscar e sair da zona de conforto, pois ela gera estagnação e arrependimento futuro por não ter aproveitado melhor a vida.

20

Devemos saber priorizar bem nossas tarefas e gerenciar bem o tempo nelas. Devemos pensar no impacto que elas trarão a curto e a longo prazo para decidirmos a quantidade de tempo que investiremos nelas, pois, muitas vezes, passamos mais tempo em uma atividade de menor importância ao invés de maior, prejudicando o progresso das de maior importância.

21

Precisamos estar relaxados para desempenharmos bem nossas atividades. Quanto mais estressados, maior a probabilidade de erros serem cometidos e trabalhos serem mal-feitos.

22

Não devemos pensar que estamos sem tempo para desempenhar nossas atividades. Isso é questão de prioridade. Obviamente, podemos ter diversas tarefas a fazer, sendo necessário postergar as de prioridade menor, mas isso não quer dizer que estamos sem tempo.

23

Muitas vezes, precisamos "abraçar o tédio" para que nosso cérebro se "restaure" e se "reorganize". Temos tantas atividades que, muitas vezes, não paramos para pensar, e esses momentos são vitais para que o cérebro volte a um estado mais "neutro".

24

Não devemos pensar que tudo o que falamos pode ser mal-interpretado. Somente quem deliberadamente mal-interpreta o que falamos tem más intenções, mesmo se você se expressar corretamente.

25

Precisamos ter tempo para relaxar. Não somos máquinas. Não devemos estar muitos dias no modo "alto desempenho" para que isso não gere um desgaste emocional, como burnout. Nossa vida não se resume ao trabalho.

26

Devemos procurar fazer coisas novas diariamente para deixar nossos dias mais interessantes e menos monótonos.