Recursos

Imagem Ilustrativa de Recursos do Blog

Última atualização em: 30 de Janeiro de 2024

Índice

Privacidade

Software Livre

Tecnologia

Segurança

Cristianismo

Ensino

Licenciamento

Video Games

Miscelânea

Privacidade

Shoshana Zuboff on surveillance capitalism | VPRO Documentary: Documentário que mostra de forma didática os problemas que enfrentamos como sociedade no atual modelo de capitalismo.

The New Oil: Site que introduz privacidade aos leigos de forma acessível.

Privacy Guides: Site com recomendações abundantes e úteis sobre softwares amigáveis à privacidade, com diretrizes ao público.

Techlore: Site com orientações abundantes sobre privacidade de dados para o público. Eles também têm uma ferramenta chamada Plexus, que é um projeto de colaboração pública que mostra quais aplicativos são compatíveis em dispositivos sem Google.

Electronic Frontier Foundation: Organização sem fins lucrativos estadunidense que defende a privacidade, a liberdade de expressão e a inovação da sociedade.

Exodus Privacy: Organização sem fins lucrativos francesa gerenciada por hacktivistas que querem proteger a privacidade das pessoas. Eles também têm uma ferramenta chamada Exodus que analisa rastreadores em aplicações Android.

The Markup: Organização sem fins lucrativos estadunidense que presta atenção nos movimentos da Big Tech. Eles têm uma excelente ferramenta chamada Blacklight que inspeciona tecnologias de rastreamento usadas em páginas da web.

Awesome Privacy: Uma lista curada de serviços e alternativas que respeitam a privacidade das pessoas.

Privacy Tests: Contém testes de código aberto para privacidade de navegadores web.

*Privacy Not Included: É um guia da Mozilla Foundation que ajuda as pessoas a comprar de forma inteligente e segura, avaliando produtos que se conectam à Internet.

Webbkoll: Site que ajuda as pessoas a verificar quais medidas de proteção de dados um site tomou para ajudar as pessoas a exercer controle sobre sua privacidade.

PrivacySpy: É um projeto aberto para avaliar e monitorar políticas de privacidade por conveniência e responsabilidade.

Software Livre

Free Software Foundation: Organização sem fins lucrativos estadunidense que luta pela liberdade do usuário de computador em todo o mundo. Eles são responsáveis pela ideia de Software Livre, que dá autonomia computacional às pessoas.

Free Software Foundation Europe: Instituição de caridade europeia que capacita os usuários a controlar a tecnologia com software livre e de código aberto.

Framasoft: Organização de educação popular francesa sem fins lucrativos com o objetivo de educar as pessoas sobre a cultura do Software Livre para dar-lhes autonomia computacional.

Software Freedom Conservancy: É uma organização sem fins lucrativos centrada na tecnologia ética. A sua missão é garantir o direito de reparar, melhorar e reinstalar software. Eles promovem e defendem estes direitos através da promoção de projetos de software livre e de código aberto (do inglês FOSS - Free and Open Source Software), impulsionando iniciativas que tornam ativamente a tecnologia mais inclusiva e avançando estratégias políticas que defendem o FOSS (como o copyleft).

Tecnologia

AlternativeTo: Site que lista alternativas aos softwares que usamos, colaboradas pelo público.

Awesome Humane Tech: Lista informativa de tecnologias que ajudam a promover soluções que melhoram o Bem-estar, a Liberdade e a Sociedade.

The Linux Experiment: Canal no Youtube que visa tornar o desktop Linux acessível a todos, explicando conceitos em termos leigos. Os assuntos incluem: notícias de desktop Linux, tutoriais simples, destaques de aplicativos e artigos de opinião tentando permanecer o mais positivo possível e sem elitismo.

Linux for Everyone: Canal no Youtube com informações úteis e práticas sobre Linux para desktop, software de código aberto e a comunidade que o cria. Os assuntos incluídos são: conversas sobre hardware, guias, insights e programas que todos, desde iniciantes e veteranos do Linux, podem apreciar.

Diolinux: Canal brasileiro no Youtube com informações úteis e práticas sobre Linux e tecnologia em geral.

Yellow Lab Tools: Ferramenta de software livre que avalia o desempenho de sites e exibe seus resultados em detalhes.

Don't Kill my App!: Site que avalia os fabricantes de telefones celulares sobre como eles sacrificam a funcionalidade para preservar a vida útil da bateria.

Crontab Guru: Site que auxilia na definição de expressões de agendamento do crontab.

Awesome-SelfHosted: Uma lista de serviços de rede e aplicativos da Web de Software Livre que podem ser hospedados em seus próprios servidores.

Open Source Hardware Association: Organização sem fins lucrativos que visa fomentar o conhecimento tecnológico e incentivar a pesquisa acessível, colaborativa e que respeite a liberdade do usuário, servindo como um hub para atividades de hardware de código aberto de todos os tipos, cooperando ativamente com outras iniciativas.

Libre SOC: É um System-on-a-Chip completo com GPU 3D integrado e capacidade de vídeo, projetado para uso em smartphones, netbooks, tablets, chromebooks e embutidos industriais, onde todo o código-fonte está disponível e licenciado de forma livre, não apenas para inicialização, firmware e sistemas operacionais em execução, mas também todo o hardware.

EditorConfig: Ferramenta que ajuda a manter estilos de codificação consistentes para vários desenvolvedores trabalhando no mesmo projeto em vários editores e IDEs.

DistroChooser: Site que oferece um teste para iniciantes no Linux selecionarem uma distribuição Linux adequada.

OpenSpeedTest: Site que oferece testes de internet que não possui Flash ou Java, funciona em qualquer navegador web e pode ser instalado para rodar localmente nos dispositivos.

Comprehensive list of all Linux OS distributions: Lista compreensiva de distribuições Linux de propósito geral.

List of all secure Linux distributions for cybersecurity professionals: Lista compreensiva de distribuições Linux focadas em cybersegurança.

Special purpose Linux distributions: Lista compreensiva de distribuições Linux focadas em propósitos especiais (especializadas em tarefas específicas).

Matrix Federation Tester: Site que pode ajudar a debugar instâncias do Matrix.

Killed By Google: Site que lista tecnologias mortas pelo Google.

You Don't Need JavaScript: Repositório que mostra que é possível fazer várias coisas com CSS sem usar JavaScript.

Segurança

Mozilla Observatory: Ferramenta de software livre que avalia a segurança de sites e exibe seus resultados detalhadamente.

VirusTotal: Ferramenta que analisa arquivos, domínios, IPs e URLs suspeitos para detectar malware e outras violações e os compartilha automaticamente com a comunidade de segurança.

Scheneier on Security: Site onde Bruce Scheneier (um tecnólogo de segurança de renome internacional, chamado de “guru da segurança” pelo The Economist) publica sobre questões de segurança.

Have I Been Pwned?: Site que checa se um email ou telefone está em uma brecha de dados.

Cristianismo

Aulas da Escola Bíblica Dominical: Aqui estão os materiais usados por mim para lecionar as aulas da Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus - Matriz de Porto Alegre.

Reforma em Ação: Site de apologética e teologia reformada que tem por objetivo o retorno ao verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

Fé e Tulipas: Canal brasileiro do Youtube focado em ajudar mulheres cristãs a florescerem em sua vida devocional com boa teologia e conselhos práticos.

Aqui estão algumas instituições cristãs sólidas que valem a pena seguir:

Desiring God: Site, Youtube

HeartCry Missionary Society: Site, Youtube

Ligonier Ministries (o site deles tem muitos rastreadores, por isso não incluí aqui): Youtube

The Gospel Coalition: Youtube

Ministério Fiel: Site, Youtube

Em Poucas Palavras: Youtube

Defesa do Evangelho: Site, Youtube

Ensino

Toda a Matemática: Canal brasileiro no Youtube com vídeos educativos sobre matemática, com foco em história da matemática e exercícios.

O Matemático: Canal brasileiro no Youtube com vídeos educativos sobre matemática com foco em diversos níveis de ensino e exercícios.

Ask Jackie: Professora mestra estadunidense que morou no Brasil e adora ensinar inglês para brasileiros. Seu objetivo é ajudar as pessoas a melhorar seu inglês para que suas vidas possam ser melhoradas.

English in Brazil by Carina Fragozo: É graduada em Letras e doutora em Linguística pela USP. Ela quer democratizar o ensino de inglês no Brasil e quebrar os principais mitos relacionados ao aprendizado de línguas estrangeiras com base em pesquisas científicas, de forma leve e descontraída.

Socratica: Canal no Youtube com vídeos educativos sobre matemática, ciência, programação de computadores e mais.

Real Python: Site com tutoriais úteis sobre a linguagem de programação Python, cobrindo desde o básico até tópicos avançados.

Learn Git Branching: Site que ensina de forma didática como usar o Git.

Wolfree Alpha: Solução passo a passo gratuita do Wolfram Alpha que contorna paywalls e compartilha soluções passo a passo.

Zenodo: É um repositório aberto de uso geral desenvolvido sob o programa europeu OpenAIRE e operado pelo CERN. Ele permite que os pesquisadores depositem trabalhos de pesquisa, conjuntos de dados, software de pesquisa, relatórios e quaisquer outros artefatos digitais relacionados à pesquisa.

Refactoring Guru: Site que torna mais fácil para as pessoas descobrirem tudo o que precisam saber sobre refatoração, padrões de design, princípios SOLID e outros tópicos de programação inteligente.

Licenciamento

Terms of Service Didn't Read: Site que tem avaliações colaboradas pelo público dos Termos de Serviço de diversos serviços existentes.

Choose a License: Site que auxilia as pessoas a decidir qual licença aberta usar nos seus trabalhos.

Assistente de Licenciamento Joinup: Ferramenta da União Europeia que compara licenças de software de código aberto.

Video Games

Noclip - Video Game Documentaries: Canal no Youtube com documentários bem feitos sobre video games.

Decino: Doomtuber que tem vídeos bem explicados e gameplays sobre o Doom clássico.

Quaddicted: Site fã de Quake que tem mapas feitos pelos usuários, uma ferramenta de instalação e lançador, arquivos, artigos, conhecimento e ajuda.

LvLWorld: Site que tem diversos mapas e mods do Quake 3.

Q3DF: Site que possui diversos modelos do Quake 3 feitos por usuários.

AoE 2 Tech Tree: Site que tem a árvore de tecnologia para todas as civilizações do Age of Empires 2: Definitive Edition.

Shield Battery: É o primeiro servidor administrado pela comunidade que suporta StarCraft: Remastered. Seu iniciador personalizado aprimora o cliente real do jogo para trabalhar com sua plataforma, melhorando a experiência de StarCraft 1 enquanto mantém uma jogabilidade fiel e autêntica.

Doom List: Site que mostra servidores multiplayer de Doom (Zandronum), atualizado ao vivo.

Quake List: Site que mostra servidores multiplayer de Quake Live, atualizado ao vivo.

SteamGridDB: Site que contém materiais de videogame personalizados para compartilhar e personalizar a biblioteca de jogos.

AoeStats: Site que contém análises estatísticas sobre civilizações e mapas do Age of Empires 2: Definitive Edition.

FreeGameDev: É um fórum e comunidade de bate-papo de jogos gratuitos/livres.

Open Game Art: Site que contém arte legal e gratuita para projetos de jogos de código aberto.

Descent Level Viewer: Site que é um visualizador baseado em web de níveis do Descent 1.

On Foss: É um evento online, tipo LAN-Party, "Livre e de código aberto". O objetivo é reunir as pessoas, curtir a arte dos jogos de computador e se divertir nos dias de hoje.

Miscelânea

Sandy of Cthulhu: Canal no Youtube sobre Sandy Petersen, que, dentre outros, ajudou a criar jogos lendários como Doom, Quake e Age of Empires 2.

Open Food Facts: É uma base de dados de produtos alimentares feita por todos, para todos. Você pode usá-la para fazer melhores escolhas alimentares e, como são dados abertos, qualquer pessoa pode reutilizá-los para qualquer finalidade.

Consumidor Ético: É uma cooperativa independente, sem fins lucrativos, com múltiplas partes interessadas e adesão aberta, com sede em Manchester, Reino Unido. Eles fornecem todas as ferramentas e recursos que você precisa para fazer escolhas de compras de forma simples, informada e eficaz.