Voltar

Conscientização da Privacidade - Parte 1 de 3

Imagem Ilustrativa de Pensamentos do Blog

Atualizado em: 18 de Junho de 2023. Adicionado link para o site "The New Oil".

Esta postagem faz parte de uma série. As partes estão nos seguintes links: Parte 1 Parte 2 Parte 3

Pensemos na seguinte situação: nós gostaríamos que houvesse um estranho com uma câmera e um microfone sempre ao nosso lado, gravando absolutamente tudo o que fazemos? Por que isso seria um problema? A razão é óbvia: é porque não queremos que nossa privacidade seja invadida por quem não é próximo de nós, pois seria uma potencial situação de risco desnecessário.

Então, por que permitimos que certas empresas literamente gravem tudo o que fazemos, sendo que nós somos usados imoralmente como fonte de lucro por elas? A razão também é óbvia, e é a mesma que a do parágrafo anterior.

A dignidade humana está sendo ferida pela exposição desenfreada de informações pessoais. Por isso, precisamos nos conscientizar a respeito da privacidade e nos proteger de pessoas e empresas que fazem mau uso de nossos dados. Caso não saibamos como nos defender, precisamos perguntar, pesquisar, buscar a ajuda de quem está ao nosso redor. Com isso, construiremos uma sociedade onde nossa privacidade é respeitada. Ao longo das postagens dessa série, pretendo argumentar por que devemos levar isso a sério e o que podemos fazer a respeito, mas, para introduzir o assunto, recomendo os seguintes links:

Shoshana Zuboff on surveillance capitalism | VPRO Documentary: Documentário que mostra de forma didática os problemas que enfrentamos como sociedade no atual modelo de capitalismo.

The New Oil: Site que introduz privacidade aos leigos de forma acessível (não há tradução para português até o momento desta postagem, mas você pode usar o mecanismo de tradução de seu navegador web).

Privacy Guides: Site com recomendações abundantes e úteis sobre softwares amigáveis à privacidade, com diretrizes ao público (não há tradução para português até o momento desta postagem, mas você pode usar o mecanismo de tradução de seu navegador web).

Filosofia do Software Livre: Texto descrevendo os princípios da filosofia do movimento do Software Livre.

Você não precisa concordar com tudo que os links dizem (nem com o que eu digo), apenas quero conscientizar as pessoas sobre um assunto que considero importante, mas que não é muito falado. Faça sua própria pesquisa e tire suas próprias conclusões.