Voltar

Conscientização da Privacidade - Parte 2 de 3

Imagem Ilustrativa de Pensamentos do Blog

Esta postagem faz parte de uma série. As partes estão nos seguintes links: Parte 1 Parte 2 Parte 3

Ao longo da História, o ser humano foi gradualmente conquistando sua liberdade, pois percebeu que ser privado da mesma não era bom. Também percebeu que a melhor situação para ser manipulado é através da ignorância, pois é muito conveniente fazê-lo quando as pessoas não sabem que estão sendo manipuladas.

Muitas vezes, atualmente, não percebemos que estamos também sendo manipulados, e até censurados, dependendo da situação. Uma forma de fazerem isso conosco é obter o máximo de dados possível de nós para que nossas decisões sejam influenciadas por eles, para que invistamos cada vez mais dinheiro em vendas e tempo em certas tecnologias de certas empresas, gerando mais dados, consequentemente gerando mais lucro para elas e seus associados.

E isso é errado, pois esses dados não são usados apenas para melhorar o produto, mas sim para manipular nossas decisões para gerarmos mais lucro a essas empresas. Nossa privacidade está sendo gradualmente ferida em nome do dinheiro, por isso precisamos fazer algo. Podemos começar nos conscientizando mais sobre privacidade e reduzir (ou parar) de usar tecnologias de empresas que usam seus usuários como objetos de lucro, ou reduzir a quantidade de dados que obtêm de nós.

Usar tecnologias livres (não necessariamente gratuitas) neste contexto é o ideal, pois ela pode ser auditada e o desenvolvimento é voltado para a comunidade. Caso os desenvolvedores dessas tecnologias livres atuem de má fé, a própria comunidade pode se mobilizar para fazer a sua versão dessas tecnologias sem a má influência dos desenvolvedores originais, mantendo, assim, a comunidade saudável e livre de autoritarismo. Que façamos um esforço, começando por nós mesmos.