Voltar

Sofrendo com Cristo

Imagem Ilustrativa de Pensamentos do Blog

A vida humana não é livre de sofrimentos: se pararmos para pensar sobre situações de dor que tivemos, ou sobre as misérias da sociedade, perceberemos que há sofrimento frequentemente. Não existe ninguém da história humana que nunca sofreu. Mas, há algo que podemos fazer quando estamos sob sua influência: nos apegar a Cristo, pois ele foi o único que sofreu injustamente pela maldade das pessoas para dar salvação a todo aquele que nele crê, ao morrer na cruz e ressuscitar ao 3º dia.

Cristo nos ajuda a tirarmos forças do sofrimento, a suportarmos a dor, a não nos agonizarmos quando passamos por tribulação, a não nos desesperarmos quando tudo vai mal. Somente Jesus pode nos dar essa resistência. Mais ninguém. Nenhum "coach", nenhum líder espiritual, nenhum sábio pode. Somente Jesus. A esperança deste mundo é vã, pois se resume a ter uma vida melhor e a ter auto-suficiência. O problema é que existe a morte para por um fim a essas ambições. Por isso, nos apeguemos mais a Jesus porque nem a morte pode impedi-lo de termos uma vida plena com ele e de nos ressuscitar para uma vida de eterna alegria com Deus.

Porém, às vezes, como pessoas (ou cristãos), ao contemplarmos a miséria do mundo causada pelo pecado, temos a tendência de querer resolver todos os problemas do mesmo. Mas, devemos ter em mente que nunca haverá um sistema humano que transforme este mundo num paraíso, pois todos somos corruptos e o mesmo perece nas mãos do Maligno. Mas, isso não é motivo para desespero, pois um dia Jesus voltará e restaurará a Criação, eliminando o mal e seus efeitos e não teremos mais o aborrecimento dos problemas para lidar. Nós podemos sofrer agora, mas haverá um dia que não haverá mais dor alguma e teremos vidas plenas com Jesus. E em cada momento de sofrimento, Jesus estará conosco, nos fortalecendo e nos guiando para que saiamos cada vez mais centrados nele, pois temos Deus como Senhor e Pai. Como Senhor, ele nos dá o necessário para viver, e como Pai, ele faz isso com amor.

Ao lembrarmos dos atributos de Deus frente aos problemas da vida, percebemos o que o apóstolo Paulo disse quando falou (parafraseando): que a leve e momentânea tribulação que temos agora não há de se comparar com a glória que há de vir. A vida e as dores que temos aqui são passageiras, mas a futura vida de eterna alegria garantida por Deus é real. Os sofrimentos que temos aqui ao longo de nossas vidas não se comparam com a eternidade de tempo de regozijo com o Criador no Paraíso. Devemos ter isso em mente.