Voltar

Sobre Programação

Imagem Ilustrativa de Pensamentos do Blog

Penso que todos deveriam aprender programação, não somente quem é do ramo de tecnologia, pois nos faz pensar de forma diferente e eficaz para encontrar soluções, não somente para problemas computacionais, mas também para problemas de várias áreas da vida, e acho isso incrível! Além do mais, no futuro, teremos mais dispositivos computacionais, e será necessário que as pessoas saibam programar, nem que seja o básico! Qualquer um pode aprender programação, independente da área de atuação ou faixa etária!

Ao decidir aprender programação, há uma dúvida recorrente sobre qual linguagem aprender primeiro, pois há diversas (na ordem de dezenas de milhares). Cada uma tem seu propósito e, muitas vezes, a pessoa não sabe que rumo tomar, se tornando difícil esta decisão.

Na prática, ao aprender programação, a linguagem pouco importa, pois se os princípios forem aprendidos corretamente, será fácil a transição de uma linguagem para outra desconhecida. Mas, aprender programação numa linguagem que torne este processo agradável facilita bastante.

Por isso, acredito que Python 3 seja a mais adequada, pois, além de se aproximar do pensamento natural, é uma linguagem sintaticamente bela e prática para resolver os mais variados problemas que envolvam programação, dentre eles os de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados, Bancos de Dados, Scripting, Robótica, Redes, Análise de Dados, etc. Além do mais, é possível programar usando diversos paradigmas (maneiras) de programação, dando maior liberdade ao programador.