Voltar

Linux

Imagem Ilustrativa de Pensamentos do Blog

As pessoas imaginam erroneamente que Linux é um "sistema" muito difícil de ser usado, especialmente para o usuário leigo, ou para quem nunca usou um computador na vida. Mas, na verdade, existem distribuições ("variações") do Linux que são voltadas para o usuário leigo (como Ubuntu ou Linux Mint), assim como têm distribuições voltadas para usuários mais avançados (como o Arch ou o Gentoo). Em minha experiência, e lendo relatos de pessoas ao redor do mundo, percebo que é mais fácil e conveniente usar Linux que outros sistemas operacionais.

Linux é uma tecnologia de código aberto e gratuita que pode ser instalado em essencialmente qualquer sistema computacional, podendo ser desktops, laptops, celulares, servidores, etc. Linux está em todo lugar, inclusive em serviços que todos nós usamos, como os popularmente chamados de "nuvem".

Eu uso Linux desde 2011, e recentemente estou usando apenas ele no meu desktop, e não me arrependo de minha decisão. Sou mais produtivo e satisfeito com meu computador. Qualquer um pode usar Linux, desde que tenha boa vontade para aprender, claro (como é feito com outros sistemas operacionais). É excelente para programar e usar diariamente, inclusive em máquinas bem antigas! Basta empenho! Da mesma forma que a maioria das pessoas se acostumou a usar Windows ao longo do tempo, é o mesmo para o Linux: com o uso as pessoas aprendem e se acostumam com essa tecnologia.